quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Paisagismo: Design e Sustentabilidade

Na 17ª sétima edição da Casa Cor Minas Gerais, houve grande preocupação de uma parte dos profissionais participantes, com o tema da Sustentabilidade. Algo que aos poucos está se tornando presente na mídia e na mente das pessoas, como parte essencial de nossas vidas em prol de um futuro melhor. O espaço da Casa Cor Minas Gerais este ano foi em um terreno no Alphaville, com quase 5 mil metros quadrados. Tendo como vista privilegiada a Lagoa dos Ingleses.
No quesito criatividade, houve maior demonstração de talento na preocupação dos profissionais da arquitetura e decoração – como na foto abaixo – o ambiente (de 120 m2) sofisticado e contemporâneo, todo voltado à sustentabilidade, dos arquitetos Fernando Hermanny e Germana Giannetti. Materiais como o da bancada da cozinha, chamado Eco, tem em sua composição 75% de material reciclado, e apenas 25% pedra. A iluminação é toda em LED (diodo emissor de luz), onde a durabilidade praticamente infinita e economia feita equivalem, a de 5 lâmpadas de 100 watts. No mesmo ambiente esteve presente a integração do paisagismo com uma jardineira com espécies de Palmeiras Licualas .




Outros ambientes também tiveram a mesma preocupação utilizando sempre madeira certificada, água aquecida através de aquecimento solar e revestimentos diversos produzidos com materiais reciclados.
Espaços destinados exclusivamente ao paisagismo contaram com a utilização de muitas espécies de bromélias, azaléias, Palmeiras Phoenix, Bambu Mossô e Fórmio verde. Foram espaços que optaram mais pela opção de jardins “seguros”, do que inovadores.
A criatividade esteve mais presente no jardim – foto abaixo – onde se percebe a integração de esculturas e mobiliários destinados ao jardim. Mostrando que o jardim de hoje, não é mais aquela antiga idéia de apenas uma complementação da arquitetura, mas sim um espaço destinado à arte, ao prazer, lazer e também contemplação.

Fonte:
Foto: Jomar Bragança
www.paisagismodigital.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário