sábado, 1 de outubro de 2011

Manjericão - Passo a passo do plantio


Primeira etapa - O vaso

O vaso mais indicado para o plantio do manjericão é o de cerâmica. A profundidade mínima e o diâmetro devem ser de 30 centímetros.




Segunda etapa - Escolher o local

O local a ser replantado deve ter muita luminosidade, de quatro a cinco horas diárias de sol.

Terceira etapa - Preparação da terra


Quarta etapa - Colocação do bidim

Antes de colocar a terra, faça um fundo de cinasita na base do vaso, ocupando um 1/10 do volume de terra. A cinasita é um tipo de argila expandida, que tem a capacidade de fazer com que a água seja drenada, evitando que as raízes apodreçam. A cinasita pode ser usada para qualquer tipo de planta e tempero.
O bidim é como um feltro que deve cobrir a argila para impedir que a terra desça e se misture com a cinasita. Caso isso não seja feito, a terra vai descer, obstruir os buracos de drenagem, causar acúmulo de água e, conseqüentemente, apodrecimento da raiz.

Quinta etapa - Misturando nutrientes
Antes de colocar a terra no vaso, ela deve ser misturada com um composto orgânico ou químico, como o NPK, que tem os nutrientes fundamentais para as plantas. Como composto orgânico temos exemplo de húmus de minhoca, esterco entre outros. Deve-se misturar 30% desse composto com a terra. A cada mês e meio, faça uma adubação superficial com NPK ou com torta de mamona e farinha de ossos.


Sexta etapa - Plantar
É importante colocar a planta no meio do vaso, para depois completar com a terra até um pouco abaixo da borda. Após esse processo, é muito importante que a planta seja regada. Como acabamento, use um tanto de casca de Pinus, que ajuda a manter a umidade da planta.

Sétima etapa - Regar
A rega é fundamental e deve ser feita a cada dois dias. Para as plantas que pegam muita luz do sol, recomenda-se regar diariamente, evitando que o vegetal murche e comece a perder folhas.

Caracteristicas da planta:

Nenhum comentário:

Postar um comentário