segunda-feira, 20 de maio de 2013

BONSAI: A ARTE DA PACIÊNCIA



O bonsai (árvore em bandeja) é uma réplica artística de uma árvore natural em miniatura e proporciona essa representação nas condições mais adversas, pois na natureza encontramos árvores que crescem em formas bastante variadas.
 


O bonsai é uma obra de arte produzida pelo homem através de cuidados especializados, os chineses foram os primeiros a cultivar árvores e arbustos em vasos de cerâmica, apesar de haver uma associação imediata com a cultura japonesa. Os japoneses aperfeiçoaram essa arte que utiliza métodos e técnicas específicas em seu cultivo.

A árvore do bonsai é crescida, conduzida, modelada e podada para recriar a de um ambiente natural, e para isso, manipula-se a planta em alguns aspectos, desviando-a do seu curso natural, no entanto, elas não são modificadas geneticamente. 


Para cuidar de um bonsai é necessário diversos cuidados, como o controle do seu crescimento; o uso de adubos com menor quantidade de nitrogênio; restrição do crescimento das raízes pelo vaso utilizado, por meio das podas; as transplantações e as regas em quantidades moderadas, permitindo a representação das árvores em sua totalidade e grandiosidade.


Pode parecer uma tarefa complexa e que exige muita paciência, pois o crescimento do bonsai é muito lento. No entanto, o intuito do seu cultivo é pela busca de maior contato com a natureza, uma expressão do homem interpretando a natureza e contemplando os fenômenos naturais, procurando recriar as formas com a maior perfeição possível, visando atingir a harmonia e a tranquilidade.


Portanto, o cultivo do bonsai não é apenas uma técnica, é uma verdadeira obra de arte. Porque procura reproduzir em um pequeno vaso como a árvore seria crescendo no solo, na natureza. É uma terapia mental que é praticada através da arte pelo homem com os cuidados necessários. É como compor uma canção ou pintar um quadro, o diferencial é que se utilizam árvores; árvores verdadeiras.


Publicado por: Naiara Senju - Bióloga

Um comentário:

  1. Olá, Parabéns pelos artigos, eles tornaram o Blog excelente!!!
    Somos da Gramas Pardim uma empresa que produz, comercializa e aplica Grama Natural de altíssima qualidade nos mais diversos segmentos e regiões do Brasil.
    Visite nosso site e confira os Tipos de Grama que trabalhamos:
    Grama Esmeralda
    Grama Bermudas
    Grama São Carlos
    Grama Batatais
    Grama Santo Agostinho
    Grama Coreana

    Fornecemos para todo o Brasil, solicite-nos um orçamento para sua cidade e obtenha o melhor Preço de Grama do mercado, entre tantos municípios distribuímos:
    Grama em São Paulo SP
    Grama em Campinas SP
    Grama em Guarulhos SP
    Grama em Ribeirão Preto SP
    Grama em Belo Horizonte MG
    Grama em Rio de Janeiro RJ
    Confira !!!

    ResponderExcluir