segunda-feira, 20 de junho de 2011

Tomate que dá em árvore

O tomate que dá em árvore !
Por Gustaaf Winters
Tomate dá em árvore ? Parece piada, né?  Mas existe sim, viu ?  Eu mesmo vi um no Jardim Botânico de Quito, no Equador. Aliás, trata-se de um Jardim Botânico fresquinho ainda. Em 1991, uma Associação de orquidófilos ocupou o local onde existia um antigo viveiro municipal, já que ninguém queria saber de trabalhar lá. Sacumé... concursados, né ? Em maio de 1993 (gêmeos) , iniciou-se ali, um projeto paisagístico comandado pela arquiteta paisagista Judith Evans Parker do Jardim Botânico do Missouri,  que terminou em junho de 1996 (gêmeos). Conhecem ela ?... nem eu. Mas ela fez um trabalho bem bacana. Pra encurtar a história, somente em junho de 2004 é que foi inaugurado "El Jardin Botânico de Quito": sob signo de gêmeos de novo ! Tinha tudo para ser um orgasmo fotossintético ! Apesar de pequenininho é muito bem organizado. Dividido em vários ecossistemas, Equador é um país privilegiado quando se fala de plantas. Das 30 mil espécies nativas, 10 mil são plantas úteis, graças ao conhecimento dos antigos aborígines que transmitiram seus conhecimentos através das gerações. É verdade que selecionaram plantas para comer mas, o objetivo principal era descobrir plantas que "davam barato" para "conversar com Deus". He, he !
Bom, vamos ao assunto da famosa "árvore que dá tomates" !! Quando estava "borboletando" pelo Jardim Botânico, me deparei com uma arvoreta curiosa. Tinha uns frutos, tipo pera vermelha pendurada nela. Perguntei à guia que acompanhava a gente: "Què arbol es esto"? "Tamarillo" respondeu me ela. O que és exatamente "Tamarillo"? "Tomate de arbol, Sênior! Humm... saquei. Tomate de árvore !! Que barato ! Nunca tinha visto ! Mas, pesquisando, descobri que realmente o povo de lá, planta ela nos quintais para uso na culinária em geral. Ela serve para tudo: suco, sorvete (lá chama helado..rs..), salada, ...  Disfarçadamente peguei um tomatão que estava no chão e dei uma mordida. Fiquei vesgo na hora e minha boca ficou que nem boca de lambari. Oh ! "trem" amargo ! A guia que me acompanhava olhou pra  trás e pegou o flagra. Que mico ! Ela riu e disse que o costume é tirar a casca primeiro e comer somente a polpa. Tome !!

Em relação ao nome científico, ela é "flex": atende por Solanum betaceum ou Cyphomandra betacea.
Legal né ? Se esquecer de um nome, tem outro para lembrar
Tamarillo, ou tomate de arbol é uma solanácea. É nativa dos Andes embora não goste de geadas. Na verdade é um arbustão com vocação para arvoreta, como dá para ver. Tem as folhas grandes, exala um perfume até que agradável.
É rica em minerais, vitaminas A, B e C, fósforo, cálcio e potássio, além do tal licopeno que é um excelente antioxidante. Aos 3 anos atinge a maturidade e até atingir a decrepitude (af ! como falei bonito) dura de 7 a 8 anos. No Brasil ela pode ser vista em alguns quintais em Minas e Bahia, nas variedades amarela e vermelha. Todas bem ácidas (PH de 3 a 4) o que desfavorece a entrada de bactérias e fungos. Para a indústria de sucos e derivados, ela leva uma série de vantagem em relação ao tomate comum.

6 comentários:

  1. Tenho esse tomate aqui no litoral do Rio Grande do Sul. a muda eu troxe do interior do estado .
    Ele sobrevive bem em lugares frios !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dulce, tudo bem? Sobre o tamate de árvore, ele é encontrado em regiões de clima subtropical, é originário da América do Sul. Portante irá se desenvolver bem sim. Abraços.

      Excluir
  2. Hebe 31de maio de 201231 de maio de 2012 05:57

    Oi Karla, ganhei alguns destes tomates.Gostaria de saber como utilizá-lo.Consigo obter mudas,se plantar as sementes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hebe. Sobre os tomates em árvores, plante suas mudas em local ensolarado, com espaçamento adequado ao porte adulto da planta,que é de 2 a 3 metros de altura.Ou em grandes vasos, com boa drenagem. Aqui no blog tem dicas para o plantio. Cuide bem de suas mudas, que entre 1,5 a 2 anos elas irão dar frutos. Dos frutos voce retira as sementes, deixe secar à sombra. Depois de secas coloque dentro e um saco plastico, na geladeira por 24 horas. Semeie em substrato proprio para hortaliças, deixe à sombra, mantenha umidas,elas irão germinar até em 15 dias. Bom cultivo! Abraços.

      Excluir
  3. Um colega trouxe algumas frutas dessas para mim, é uma delícia com sal devido o seu sabor ácido. Deitei algumas sementes em um vaso com terra estercada e em 10 dias já nasceram todas. Vou esperar as mudas ganharem força e transplantá-ls em local definitivo. Vale a pena conhecer essa fruta. Carapicuíba/SP

    ResponderExcluir
  4. Encontrei esta fruta, para mim estranha, em uma quitanda em Itamonte, MG. Nunca havia ouvido falar em 'tomate de árvore', como a moça me disse. Provei e achei uma delícia, mas só depois do susto com o sabor da casca, claro. Fiquei curiosa a respeito de suas propriedades e então vim pesquisar na internet: rica em vitamina A, sendo indicada para controlar o colesterol. Agora não vou mais ficar sem ela.

    ResponderExcluir