quarta-feira, 18 de setembro de 2013

PRIMAVERA: A ESTAÇÃO DAS FLORES

     Para os apaixonados por plantas a estação das flores é a mais esperada do ano. Esse período é marcado por belas paisagens formadas pela natureza, com jardins que encantam e surpreendem com a mistura de cores e texturas. A visita de beija-flores e borboletas em busca de néctar e pólen também é frequente na primavera, pois a principal característica dessa estação é o reflorescimento da flora com uma grande diversidade de espécies floríferas. O agapanto, a clívia, o gerânio, o amor-perfeito e a verbena são alguns exemplos:
Agapanto (Agapanthus africanus)
Gerânio (Pelargonium x hortorum)
Amor-perfeito (Viola tricolor)
Clívia (Clivia miniata)
Verbena (Glandularia tenera)
Crossandra (Crossandra infundibuliformis)
Jacinto (Alstroemeria caryophyllaea)
Calêndula (Calendula officinalis)
Alisso (Lobularia maritima)

Alisso: detalhe da flor

Petúnia (Petunia x hybrida)





Gardênia (Gardenia jasminoides)
Sálvia azul (Salvia farinacea)





Sálvia azul: detalhe da flor





Cravina (Dianthus chinensis)
      Vamos celebrar a estação mais florida do ano com lindas combinações de cores:


Publicado por: Naiara Senju - Bióloga

terça-feira, 17 de setembro de 2013

TELHADO VERDE: CONFORTO TÉRMICO, ACÚSTICO E ESTÉTICO



Os telhados verdes são projetos que utilizam a cobertura de imóveis para a plantação de vegetação, sobre uma camada impermeável. Funciona como um jardim externo, só que no telhado ou cobertura. Pode ser instalado tanto em casas (telhados convencionais) como em grandes empresas e indústrias (cobertura de prédios, lajes).



     É possível fazer um telhado com grama ou com plantas (forrações, arbustos, por exemplo) e até mesmo cultivar uma horta no telhado do edifício:



    A vegetação do telhado verde auxilia na drenagem da água da chuva, reduzindo assim a necessidade de escoamento de água.

       É capaz de reduzir ruídos urbanos e diminuir a temperatura do ambiente, funcionamento de isolamento acústico e térmico. Este benefício, além de manter o local mais agradável, ainda economiza energia, pois diminui o uso de climatizadores e ar condicionado.


   Os imóveis que recebem o telhado verde são mais valorizados e adquirem uma aparência mais elegante e requintada. Além de proporcionar um conforto térmico e acústico, também possui um conforto estético.

Investir em telhados verdes é considerado uma ação sustentável, pois contribui para a sociedade, trazendo inúmeras melhorias para o dia a dia, aumentando a vegetação nos ambientes urbanos.
Telhado verde também na casinha do animal de estimação:



Publicado por: Naiara Senju - Bióloga