segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Decoração que dá gosto e perfuma o jardim

Sabor, perfume e beleza. Os temperos e ervas aromáticas podem ser cultivados em pequenos espaços em casas e em varandas de apartamentos, aguçando paladares e ornamentando pratos e ambientes.
São mágicas, aromáticas, medicinais, saborosas e bonitas.
Além de incrementar pratos com o poder de transformar o sabor dos alimentos, as plantas aromáticas dão um toque no paisagismo com charme e perfume que despertam os sentidos.
As ervas aromáticas fazem parte da história da Humanidade, temperando a comida, aromatizando os ambientes, purificando a mente, tratando as enfermidades. O homem moderno havia esquecido seus benefícios, mas com a conscientização da busca por qualidade de vida, passou a considerar novamente essencial o uso destas plantas que eram consideradas mágicas pelos antigos.
Para temperar os pratos do dia a dia ou para requintadas iguarias, as ervas aromáticas sempre têm seu lugar à mesa. Cultivar em casa, sem grandes dificuldades, é ter à mão aquele temperinho que faz toda a diferença da receita.
Além de servirem como temperos, possuem também propriedades medicinais, principalmente quando preparadas sob a forma de chá.

Função no paisagismo

Cada erva cumpre uma diferente função no paisagismo, de acordo com sua forma, característica botânica, solo e clima.

 As de porte médio, como as lavandas, alecrim ficam bem em canteiros como maciços e bordaduras. As  de porte menores como orégano, tomilho e manjerona, ficam melhores em vasos, para não se perderem no meio do jardim.
O manjericão possui diversas variedades, e ficam lindos se plantados em um só canteiro misturados. Os diferentes tipos: comum, roxo, italiano, miúdo. Representam abundancia e a prosperidade.
Hortelã, alecrim, manjericão, sálvia, tomilho, salsinha, cebolinha, capim limão, camomila, lavanda ... são varias opções de sabores , perfumes e charme para o jardim.
Um jardim pode ser bonito se bem planejado e encantar a todos. Mas um jardim que faz lembrar para sempre é aquele que possui um recanto inesquecível.
Um jardim com plantas perfumadas, folhas e flores é algo especial.
Perfume de ervas frescas numa noite de verão ou um acento agradável de flores numa tarde quente de primavera...
Perfumes agradáveis trazem lembranças pois estão ligadas à memória emocional.

“Estar em um jardim é poder encher os olhos e suspirar profundo, sentir o gosto e deliciar nos aromas, poder tocar e também perceber.”


DICA:


  • Em viveiros de plantas e também em supermercados, as mudas são vendidas prontas para plantio.
  • Se plantadas em substrato rico em matéria orgânica, conservam melhor o sabor.
  • Precisam de sol por pelo menos quatro horas ao dia
  • Não podem ficar em locais com muito vento
  • Para prevenir pragas, utilize um preparado não tóxico de fumo de corda. Borrife uma a duas vezes por semana e lave bem antes de consumir.
  • Para desidratar, lave as ervas e seque bem. Coloque numa bandeja de papelão e cubra com papel de seda branco. Espere secar por 3 a 15 dias, longe do sol. Ou faça macinhos e pendure para secar. Exalam perfume pela casa.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

IMPATIENS



 IMPATIENS (Impatiens – família Balsaminaceae)

Originária do Oriente, a Impatiens (do latim, “impaciente”) tem esse nome porque não tem paciência de esperar que alguém a plante. Planta-se sozinha, fazendo explodir uma pequena cápsula com sementes que germinam com facilidade. É uma planta herbácea anual ou perene, de caule ereto, suculento, folhas lanceoladas e denteadas. As flores auxiliares, próximas do caule, ocorrem em variadas cores: rósea, branca, amarela, roxa, vermelha e podem ser simples ou dobradas. A mais cultivada para bordaduras, jardineiras ou jardins, plantadas em grupos ou isoladas é a impatiens walleriana.

CUIDADOS BÁSICOS

LUZ:  Alta luminosidade a pleno sol ou a meia sombra.

ÁGUA:  Mantenha a umidade da terra sem encharcar. No verão, regue de 2 a 3 vezes por semana. No inverno, 1 a 2 vezes.

SOLO:  Quando plantar ou replantar a Impatiens, utilize a seguinte mistura: 2 partes de terra comum de jardim e 1 parte de composto orgânico (folhas secas, gravetos, palha, serragem).





DICAS

- Adube mensalmente.
- Pode de vez em quando a ponta dos galhos.
- Não exagere nas regas, pois os caules poderão apodrecer.