segunda-feira, 20 de maio de 2013

BONSAI: A ARTE DA PACIÊNCIA



O bonsai (árvore em bandeja) é uma réplica artística de uma árvore natural em miniatura e proporciona essa representação nas condições mais adversas, pois na natureza encontramos árvores que crescem em formas bastante variadas.
 


O bonsai é uma obra de arte produzida pelo homem através de cuidados especializados, os chineses foram os primeiros a cultivar árvores e arbustos em vasos de cerâmica, apesar de haver uma associação imediata com a cultura japonesa. Os japoneses aperfeiçoaram essa arte que utiliza métodos e técnicas específicas em seu cultivo.

A árvore do bonsai é crescida, conduzida, modelada e podada para recriar a de um ambiente natural, e para isso, manipula-se a planta em alguns aspectos, desviando-a do seu curso natural, no entanto, elas não são modificadas geneticamente. 


Para cuidar de um bonsai é necessário diversos cuidados, como o controle do seu crescimento; o uso de adubos com menor quantidade de nitrogênio; restrição do crescimento das raízes pelo vaso utilizado, por meio das podas; as transplantações e as regas em quantidades moderadas, permitindo a representação das árvores em sua totalidade e grandiosidade.


Pode parecer uma tarefa complexa e que exige muita paciência, pois o crescimento do bonsai é muito lento. No entanto, o intuito do seu cultivo é pela busca de maior contato com a natureza, uma expressão do homem interpretando a natureza e contemplando os fenômenos naturais, procurando recriar as formas com a maior perfeição possível, visando atingir a harmonia e a tranquilidade.


Portanto, o cultivo do bonsai não é apenas uma técnica, é uma verdadeira obra de arte. Porque procura reproduzir em um pequeno vaso como a árvore seria crescendo no solo, na natureza. É uma terapia mental que é praticada através da arte pelo homem com os cuidados necessários. É como compor uma canção ou pintar um quadro, o diferencial é que se utilizam árvores; árvores verdadeiras.


Publicado por: Naiara Senju - Bióloga

Um comentário:

  1. Oi, tudo bem. Vc pode me dizer qual o nome desse bonsai de galhos e tronco preto?

    ResponderExcluir